Viagens são experiências que nos permitem praticamente pausar o cotidiano e abrir a mente e o coração para aquele lugar nunca visto antes, para aquela areia na qual você ainda não tinha colocado os pés. Quando a necessidade de descanso aparece, bom mesmo é poder contar com um cenário digno de filme, como é o nosso destino de hoje: a Ilha de Itamaracá.

Localizada no litoral norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá fica pertinho da capital Recife, a 56 km, o que significa que é possível fazer uma viagem rápida, de bate e volta. O ideal, no entanto, é ficar mais do que um dia nesse paraíso de águas azuis e areias brancas – pode ter certeza de que você não vai se arrepender se resolver se aventurar em Itamaracá por alguns dias.

Como chegar em Itamaracá

Os turistas chegam até a ilha, que é considerada região metropolitana de Recife, através do canal de Santa Cruz.

É possível ir para Itamaracá de carro, táxi ou ônibus – muitos turistas têm optado pela opção de transporte por aplicativos de carona, o que facilita o trajeto e diminui os gastos com aluguel de carro. Mas, caso opte em ir por conta própria, saiba que é bem fácil se deslocar até lá!

Também existe a possibilidade de ir de barco diretamente para a ilhota da Coroa do Avião. Os catamarãs partem da marina de Igarassu, destino localizado a 30 km de Recife

Atrações na Ilha de Itamaracá

Se você gosta de conhecer a história dos lugares que visita, vale a lembrança de que Itamaracá já foi nome de uma das capitanias hereditárias brasileiras. Lá, disputas coloniais no século 17 deram origem a um dos pontos mais visitados: o Forte Orange, erguido por holandeses que acabaram sendo expulsos da ilha pelos portugueses.

Construído em 1654 e considerado o maior forte de pedras do nordeste brasileiro, o Forte Orange é quase uma pequena viagem no tempo, além de ter uma vista de tirar o fôlego e a garantia de que você vai conseguir fazer ótimas fotos do local.

Pode ir de carro sem medo, pois o Forte Orange conta com estacionamento e outras facilidades para os turistas. Você vai poder fazer um lanchinho durante o passeio e não precisa se preocupar em pagar entrada

Da Praia do Forte é possível enxergar outra beleza, a Coroa do Avião, uma ilha de 1 km de extensão e 100 metros de largura. É possível ir do Forte para a Coroa do Avião de barco, num trajeto rápido, com duração de cinco minutos.

Outras praias interessantes na Ilha de Itamaracá são, sem dúvida, a Praia de São Paulo, que parece ter saído de algum filme com final feliz e você, em espaços de areia macia, vira personagem principal a caminhar entre o mar e uma bonita fila de coqueiros.

Agora se a missão for relaxar e buscar quietude e paz de espírito, a Praia do Sossego faz jus ao nome que tem. Você pode sair da Praia do Porto e ir até ela de carro, por uma estrada de terra que deixa tudo com cara de adrenalina, ou por água, cruzando o rio e apreciando a paisagem.

Estando na região da ilha, não deixe de visitar as construções históricas, como a Igreja dos Santos Cosme e Damiãooficialmente mais antiga do país, que fica pertinho de Itamaracá, na cidade de Igarassu.

Para viajar pela história do nosso país, conheça também os edifícios coloniais e as ruínas de Vila Velha, que estão lá desde 1540. A vista é simplesmente de tirar o fôlego, especialmente durante o pôr do sol.

E se estiver em Vila Velha, coloque seu lado aventureira para fora e faça a Trilha dos Holandeses que, depois de 3 km de caminhada, levará você até o Forte Orange. Durante o percurso, que é considerado curto, você poderá molhar os pés, fazer pequenas pausas e admirar a paisagem a partir de vários ângulos diferentes.

Caso você pense em curtir o carnaval nesse lugar encantado, prepare-se para festas de rua divertidas, cheias de gente simpática e ao som de muito frevo.

Para quem gosta de animais, a região de Itamaracá tem programas de preservação do peixe-boi, então é muito provável que você veja esse animal de pertinho, e se estiver com crianças, não deixe de fazer um passeio pelo aquário, de preferência com a ajuda de um guia – os pequenos adoram essa programação!

Fonte   https://quantocustaviajar.com/blog/ilha-de-itamaraca-pernambuco/