O que ver e fazer em Urubici (SC)?

 

 

Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Urubici, em Santa Catarina, precisa marcar uma viagem para esse destino, que é incrível. Afinal, montanhas, cavernas e cachoeiras e muito frio fazem da cidade um dos lugares mais cobiçados da serra catarinense. Em 1996, Urubici registrou a temperatura mais baixa do país: 17, 8 graus negativos, no Morro da Igreja, a 1.828 metros de altitude. A probabilidade de nevar nos meses de julho e agosto é muito grande, por isso, atrai muitos turistas e aventureiros que aproveitam o cenário para curtir o frio e fazer atividades radicais.

Contratar um guia é fundamental para curtir as belezas naturais de Urubici, uma vez que as atrações são distantes do centro e os acessos não são tão fáceis (alguns exigem autorização, como é o caso do Morro da Igreja). Comece pelo pico mais alto, o da Igreja, que descortina um mar de montanhas – além do cartão-postal da região – a Pedra Furada, uma rocha vazada com 30 metros de circunferência. Uma caminhada leva à formação, mas é preciso bom preparo físico levando em conta que o percurso em meio aos cânions dura cerca de oito horas (ida e volta).

Não deixe de circular pela estrada que corta a serra do Corvo Branco. O trecho tem apenas cinco quilômetros, mas a descarga de adrenalina é garantida por conta de curvas fechadas, das descidas íngremes, dos precipícios e dos vários mirantes, tirolesa e rapel. Na cachoeira Véu da Noiva, a água – que chega a congelar no inverno – desce por 25 metros sobre pedras onduladas. O acesso é bastante fácil e ainda tem um banco de madeira para apreciar a queda. Nos arredores, é comum a prática de canoagem por conta das emocionantes corredeiras.

Quem prefere algo menos radical em Urubici, deve visitar as cavernas (repletas de inscrições rupestres) ou curtir as cavalgadas. Para encerrar os trabalhos ou aquecer o corpo, aposte nos cafés coloniais ao redor da lareira.

Mas, para você ficar ainda mais por dentro do que ver e fazer em Urubici, veja a seguir, pois iremos falar mais detalhadamente sobre cada uma das principais atrações da cidade. Confira!

Pontos turísticos e passeios de Urubici

Morro da Igreja

Ponto culminante habitado na Serra Geral com 1822 m de altitude, local em que a Aeronáutica instalou o CINDACTA II, base de monitoramento aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Todos os anos no inverno há ocorrência de neve. Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no país, de 17,8 ºC negativos, e 40 ºC de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns em Urubici, mesmo no verão. Portanto, se você gosta de frio, esse é o lugar perfeito para uma viagem.

A visitação ao Morro da Igreja é das 9h às 16h. O lugar fica a 26 km do centro, sendo 10 km de estrada de terra (plana) e 16 km pavimentada (subida).

Do alto do morro é possível observar o Litoral Sul Catarinense. Na sua frente, chama atenção a Pedra Furada. Uma escultura natural que se tornou cartão-postal da cidade. A pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência.

Localizado a 8 km do centro, por estrada de terra, é uma imponente formação de arenito com 1.380 m de altitude. De cima do morro se tem uma boa vista do Vale do Rio de Canoas.

O acesso é pela estrada para Rio Rufino e uma fazenda particular. Dá pra chegar perto do topo do carro.

Cascata do Avencal

cachoeira tem 100 metros de queda livre, fica a 7 km do centro, no sentido São Joaquim, por estrada pavimentada e pode ser visitada por cima e por baixo.

Na parte superior o acesso é fácil. Dá pra chegar com o veículo na beira do precipício e tem 2 mirantes para se tirar belas fotos.

Na parte de baixo o acesso é feito a pé (cerca de 80 metros), sendo que grande parte da trilha é sobre as pedras e elas se tornam bastante escorregadias próximo à cascata.

 

Serra do Corvo Branco

Uma linda estrada, formada por um emaranhado de escarpas e montanhas. Possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros. Apenas 600 metros da serra são pavimentados. Possui um mirante para se tirar belas fotos. Não é possível passar com veículos de grande porte por causa das suas curvas super fechadas.

O acesso de 30 km é de terra, pela SC 439, estrada que liga Urubici a Grão Pará, pela Serra Geral.

Cáscata Véu da Noiva

Fica no caminho para o Morro da Igreja, onde é só seguir a placa indicativa e andar não mais de 300 m em estrada de terra. A cascata fica em propriedade particular, onde também há uma tirolesa para os mais aventureiros.

Gruta Nª Senhora de Lourdes

É uma gruta natural encravada nas rochas, onde existe a imagem da Santa e uma espécie de Igreja, por trás de uma cascata.

O acesso é fácil, na beira do caminho para o Morro da Igreja, a 10 km do centro.

Mirante da Cidade

Fica às margens da SC 430 a 4 km do centro, no sentido São Joaquim. Do local, se tem uma vista completa de Urubici.

Inscrições rupestres

Fica às margens da SC 430, no sentido São Joaquim, a 3 km do centro. São inscrições deixada por povos que habitam a região há pelo menos 4.000 anos atrás.

Cânion Espraiado

Localizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude, este cânion representa grande beleza cênica, com escarpas, penhascos e cachoeiras, lugar ideal para trilhas e longas caminhadas. O local está sendo indicado para ser o mais novo Parque Nacional Catarinense.

Fica a 39 km do centro, sendo 30 km pela SC 439 no sentido Serra do Corvo Branco, até o começo da trilha que tem 9 km de extensão até o cânion.

Fonte  https://www.temporadalivre.com/blog/o-que-ver-e-fazer-em-urubici-sc