O que fazer no Tocantins – principais destinos

As belezas do Tocantins surpreendem qualquer turista: por aqui você vai encontrar cachoeiras, lagos e rios de águas azuis, cavernas, cânions, dunas e muito mais.

Por isso, mostramos aqui 4 destinos que você pode – e deve – conhecer em uma viagem para o Tocantins. Veja como chegar, onde se hospedar e os principais pontos turísticos do Tocantins divididos por região. Confira:

  1. Jalapão
  2. Palmas
  3. Serras Gerais
  4. Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão

Pontos turísticos do Tocantins: Jalapão

A 300 km da capital Palmas, e fazendo divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, o Jalapão é um dos principais pontos turísticos do Tocantins que oferece belezas e paisagens naturais de tirar o fôlego!

Alguns dos atrativos mais famosos dessa região são as cachoeiras, rios e fervedouros de águas cristalinas, dunas de até 40 metros de altura e nascentes, além das chapadas, serras e cerrados. Jalapão é um verdadeiro paraíso na terra!  

Apesar da fama, a região ainda é pouco explorada e, por isso, muito bem preservada. O Parque Estadual do Jalapão possui cerca de 159 mil hectares ricos em fauna e flora. Por lá também é possível praticar esportes como ciclismo, rafting, sandboarding e também se aventurar pelas trilhas que levam a lugares incríveis.

O que fazer no Jalapão

Sem sombras de dúvidas, Jalapão é uma região com inúmeras atrações, incluindo alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins. Muitos estão concentrados em Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. Por isso, separamos alguns passeios imperdíveis para se fazer durante a sua estadia por lá. 

Pontos turísticos do Tocantins - Pedra Furada
A incrível vista da Pedra Furada, em Ponte Alta do Tocantins

Cachoeiras | Cachoeira da Velha, Cachoeiras do Soninho, Cachoeira do Formiga e Cachoeira da Fumaça 

Fervedouros | Fervedouro dos Buritis e do Buritizinho, Fervedouro do Encontro das Águas, Fervedouro Bela Vista, Fervedouro do Sono, Fervedouro do Ceiça, entre outros. Saiba mais sobre os fervedouros do Jalapão.

Mirantes e morros | Morro da Catedral, Mirante Serra do Espírito Santo, Dunas do Jalapão e Pedra Furada.

Rios |  Rio Sono e Rio do Formiga (aproveite e veja o encontro dos dois rios).

Canyons | Canyon Encantado e Canyon do Sussuapara.

Onde ficar no Jalapão

Os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Mateiros e São Félix do Tocantins são os mais procurados e recomendados para hospedagem no Jalapão. 

Vale ressaltar que não há hospedagens luxuosas por lá, e sim pousadas simples e campings. Uma pousada bem avaliada e bastante procurada é a Cristal Dourado em Mateiros. Tem também o Jalapão Ecolodge, que fica em São Félix do Tocantins, além dos campings Camping do Vicente e Korubo Safari Camp (que inclui transfer, passeios e alimentação). Na Cachoeira do Formiga e no Fervedouro Bela Vista você também encontra áreas para camping.

Como chegar no Jalapão

Partindo de Palmas, você deve seguir aproximadamente 215 km de estradas pavimentadas, começando pela TO-050 até Porto Nacional e depois pela TO-030 e TO-130 até Ponte Alta do Tocantins, que é a principal entrada para o Parque Estadual do Jalapão. A partir disso, serão mais 160 km em estradas de areia ou terra pela TO-255 até a cidade de Mateiros. Durante esse caminho, há um desvio para a Cachoeira da Velha.

Outra opção de caminho é pelo município de Novo Acordo, que fica ao norte e a 120 km de Palmas. Para isso, você também deve partir da capital e seguir pela TO-050 e depois pegar a TO-020, ambas asfaltadas. Após esse percurso, siga pela TO-030, onde as estradas são de areia ou terra, passando pela Serra do Gorgulho, Morro Catedral e São Félix do Tocantins até se chegar em Mateiros. Durante esse caminho, é possível realizar diversos passeios.

Dica | as duas opções de caminho até o Jalapão possuem estradas de areia e terra e com subidas, e não são todos os carros que conseguem passar por elas. Por isso, é super recomendado veículos 4 x 4 para evitar riscos de ficar atolado no meio do caminho.

Aproveite e veja todos os nossos posts sobre esse destino incrível:

Pontos turísticos do Tocantins: Palmas

A caçulinha do país, Palmas é a capital do Tocantins e a mais nova do Brasil, fundada em 1989. 

Planejada para suportar um milhão de habitantes, Palmas atingiu somente a marca de 280 mil pessoas e, por isso, a cidade possui grandes avenidas e lugares vazios, e tudo parece ser distante. 

Sua viagem para o Tocantins certamente irá incluir uma passagem por Palmas, já que a cidade é a principal porta de entrada para o Jalapão (o destino mais famoso do estado). Porém há atrações super interessantes para conhecer na capital e vale a pena separar um ou dois dias para conhecê-la.

O que fazer em Palmas

Algumas pessoas acabam não considerando Palmas na lista de lugares para conhecer no Tocantins. Mas vale aproveitar sua passagem por lá para explorar um pouco da capital.

A cidade possui belas praias formada por rios – o que é ótimo para se refrescar já que é a capital mais quente do Brasil – e é rodeada pelo Rio Tocantins, além de praças e monumentos históricos. 

Pontos Turísticos do Tocantins - Praça dos Girassóis
Lago na Praça dos Girassóis. Ao fundo, o Palácio do Araguaia

Por lá você ainda pode realizar trilhas, voos livres e se aventurar na tirolesa. Confira os principais pontos turísticos de Palmas:

Praça dos Girassóis | a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo.

Palácio do Araguaia | localizado na Praça dos Girassóis, é no Palácio do Araguaia que está o Centro Geodésico do Brasil, além de contar história do Tocantins.

Memorial Coluna Prestes | memorial foi desenhado por Oscar Niemeyer em homenagem a Luís Carlos Prestes.

Praias | da Graciosa, da Prata, das Arnos, do Caju, entre outras. São praias de água doce banhadas pelo Rio Tocantins. Confira nosso post com uma lista das 9 melhores praias de Palmas.

Ilha de Canela | uma bela ilha de água doce, a 15 minutos de barco da Praia da Graciosa.

Taquaruçu | distrito de Palmas a 30 km de distância da capital. Há mais de 82 cachoeiras na região.

Onde ficar em Palmas

O melhor local para se hospedar em Palmas é na região central, já que a partir fica mais fácil para conhecer os principais pontos turísticos e atrações da cidade. Os mais recomendados e com boas avaliações são o Hotel Ibis Styles Palmas, a Pousada dos Girassóis e o Mac Hotel Palmas. 

Como chegar em Palmas

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues é o principal ponto de chegada na capital Palmas. Ele recebe voos nacionais e atualmente é o 4º maior da região norte do Brasil. A distância do aeroporto até Palmas é de 23 km. 

Pontos Turísticos do Tocantins: Serras Gerais

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras no Brasil, localizadas no sudeste de Tocantins e formadas por oito municípios. Essa região é um berço histórico, repleta de cultura e tradições.

Por lá, você encontra diferentes atrações e atividades ligadas à natureza, já que o ecoturismo é muito rico na região. Você encontra formações rochosas, cachoeiras, lagoas, rios de águas azuis, canyons, cavernas e praias de água doce. Tem atração para todos os gostos e para todo o tipo de viajante! 

Entre os municípios mais conhecidos e procurados pelos turistas estão Aurora, Lavandeira, Almas, Dianópolis, Natividade, Taguatinga e Rio da Conceição, repletos de atrações e atividades imperdíveis. Confira:

1. Natividade

O que fazer em Natividade

Berço histórico e o primeiro povoado do Tocantins, conheça os principais pontos turísticos de Natividade e suas belezas naturais:

Museu Histórico de Natividade | conheça a história de Natividade e o artesanato local.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | ruínas da construção iniciada pelos escravos no século XVIII.

Pontos turísticos do Tocantins - Natividade
Ruínas da Igreja Nossa Senhora. Foto: Alex Rocha TSI / CC BY-SA

Cachoeira do Paraíso | incríveis quedas d’águas no meio de pedras e paredões rochosos, que formam piscinas naturais de águas verdes e transparentes, podendo ser visitada de maio a novembro.

Lagoa do Japonês | fica no município de Pindorama, bem perto de Natividade. Lagoa de águas transparentes que encantam todos os turistas.

Onde ficar em Natividade

São poucas as estruturas de hospedagem para os turistas que visitam Natividade. O Hotel Serra Geralé uma boa acomodação, com quartos confortáveis ar condicionado, além de café da manhã.

Como chegar em Natividade

De Palmas até Natividade são 232 km, e a rota é bem simples. Basta você seguir pela TO-050.

2. Almas

O que fazer em Almas

Além da importância histórica/cultural, Almas oferece diversas atrações do ecoturismo na Serra Negra, a 70 km do centro da cidade, que oferece lagoas, córregos, cachoeiras e formações rochosas. Confira:

Cânion Encantado | quatro quedas d´águas simultâneas com mais de 70 metros de altura, uma beleza surpreendente.

Cidades das Pedras | formações rochosas esculpidas pelo tempo que formaram uma cidade de pedras.

Vale dos Pássaros | um encontro com a fauna e flora da região, além passar pelas cachoeiras do Urubu Rei e Cortina.

Arco do Sol | formação rochosa no meio do cerrado, oferecendo um lindo visual do pôr do sol. 

Onde ficar em Almas

O Hotel Cardoso é o único hotel na cidade. A propriedade é bem simples, e funciona como um “quebra galho” pra quem precisa passar a noite em Almas. Além do hotel, você também pode ficar hospedado na casa do Seu Davi e Dona Antônia, bem na Serra Negra. Para ficar na casa deles, é preciso entrar em contato com a Cânion Ecoturismo ou com a Seriema Ecoturismo.

Como chegar em Almas

Partindo da capital Palmas, você deve pegar a TO-050 e seguir até Natividade, depois pegar a TO-280 até Almas. São aproximadamente 306 km.

3. Rio da Conceição

O que fazer em Rio da Conceição

Se você gosta de uma boa dose de aventura e deseja apreciar a belezas naturais do Tocantins, Rio da Conceição é o lugar perfeito para você.

Bóia Cross | que tal uma descida gostosa no Rio Manuel Alves? Essa atividade é feita pela Seriema Ecoturismo.

17 travessias | uma incrível trilha aquática passando por rios e cachoeira, também realiza pela Seriema Ecoturismo.

Cachoeira do Brejo Limpo | uma cachoeira com vários andares, lembrando uma escada..

Lagoa da Serra | cartão postal de Rio da Conceição, a lagoa oferece uma linda água azul transparente, repletas de peixes e com as Serras Gerais de paisagem.

Cachoeira do Cavalo Queimado | uma das mais procuradas da região, com um grande volume de água e uma linda vegetação ao seu redor.

Balneário da Conceição | área de lazer às margens do Rio Manuel Alves. 

Onde ficar em Rio da Conceição

A Pousada Quintal de Casa é super recomendada na região. Por lá é possível alugar quarto privativo ou ficar na área de camping, o local também possui restaurante com ótimos pratos e Wi-Fi. Outra opção é o Hostel Rio Sol, que conta com quartos privativos. 

Como chegar em Rio da Conceição

Partindo de Palmas, você segue pela TO-050 até Natividade e depois pela TO-280 até Porto Alegre do Tocantins. Depois desse percurso, é preciso pegar a TO-040 até Dianópolis e depois ao norte pela TO-476 até Rio da Conceição.

Para saber mais visite a página: https://emalgumlugardomundo.com.br/pontos-turisticos-do-tocantins/