A Serra é o município mais populoso do Espírito Santo e é cheia de possibilidades de lazer em qualquer época do ano. Veja o que fazer em Serra,ES, no final de semana!

 

Praias 

Opções de colocar o pé na areia e se refrescar no mar não faltam em Serra!

Com 23 quilômetros de litoral, há praias para todos os gostos, desde aqueles que curtem águas agitadas para a prática de esportes radicais até os amantes da calmaria e tranquilidade.

Fora que todas as cinco opções litorâneas contam com uma rica gastronomia capixaba, com destaque para a moqueca, peroá e tilápia.

A primeira oportunidade de visitar no calor do verão é a Praia de Carapebus, onde há apenas uma faixa de areia a separando da lagoa que leva o mesmo nome. As ondas desse balneário ficam entre 0,5 m e 2 m e são ideais para a pesca e até surfe.

Outro lugar bem visitado é a Praia de Bicanga. Nela, as águas são caracterizadas por serem quentes, o que a torna propícia para a pesca e mergulho, além disso há sombra farta na areia, já que o local possui muitas amendoeiras.

Já na Praia de Nova Almeida, o que se mais busca são as várias piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa.

Ainda, há a Praia de Jacaraípe e a Praia de Manguinhos. A primeira é o balneário mais famoso do munícipio, point do surf no Estado, devido às ondas fortes e apresenta agitação dia e noite.

Com clima bucólico, a segunda apresenta ares de vila de pescadores e possui bons restaurantes, poças térmicas naturais e até um ponto frequente de desova de tartarugas.

Monte Mestre Álvaro 

O Monte Mestre Álvaro tem 833 metros de altitude e está entre as maiores litorâneas da costa do Brasil. E é uma prova que você também pode escolher por aventura para aproveitar o fim de semana em Serra.

Esse imponente monte é considerado uma área de proteção ambiental, pode ser visto a partir de vários pontos da região metropolitana da Grande Vitória e  até escalado na Serra. Escalado? Sim!

Quatro trilhas principais que podem te levar ao topo do Mestre Álvaro, sendo que variam conforme o nível de dificuldade e o tempo para percorrer cada uma. São elas: Trilha Serra Sede, Trilha de Pitanga, Trilha do Queimado e Trilha de Furnas.

A Trilha Serra Sede alterna entre mata e campo aberto e é a mais fácil dentre todas, o tempo médio de subida é de 3h30. Já a Trilha de Pitanga é ideal para quem curte mesmo uma aventura, já que em alguns momentos dentro das 5h30 é preciso abrir as matas até com um facão.

O do Queimado, tem muitos pontos de água corrente pelo caminho, o que dá um toque todo especial. Mas, para isso, é preciso ir por um caminho de mais de 5 horas de duração.

E por fim, a Trilha de Furnas. É considerada a mais bonita, possui 7 km de extensão e há muitos poços para banho. Uma boa para refrescar nos dias de verão!

Fonte: https://morar.com.br/blog/o-que-fazer-em-serra-es/