Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas entre as três cidades base dos Lençóis Maranhenses. E, vamos ser honestos, não é mentira. A região do Parque Nacional localizada à beira de Santo Amaro passou muitas vezes na fila da beleza. É impressionante como as lagoas de Santo Amaro conseguem ser ainda mais espetaculares se comparadas a outras regiões também belíssimas dos Lençóis Maranhenses. Apesar de ter as mais bonitas lagoas, Santo Amaro ainda está caminhando no turismo e por isso não é a base principal para quem visita a região. Barreirinhas recebe muito mais turistas, tem mais infraestrutura e oferece mais oportunidades de passeio. Mesmo que Barreirinhas pareça mais atraente à primeira vista, não deixe de tentar se hospedar também em Santo Amaro.
Uma grande vantagem que Santo Amaro tem, além da beleza, é a proximidade da cidade com o Parque Nacional. Santo Amaro está praticamente dentro do parque e é possível até mesmo chegar a pé em algumas lagoas. Com uma hora de caminhada, você já estará mergulhando nas águas entre as dunas. Os passeio de 4×4 muitas vezes chega à beira das lagoas. E com o aumento da fiscalização na região, acabou a bagunça dos veículos nas dunas. Agora todos seguem as regras do ICMBio e assim Santo Amaro fica mais preservada. Ah! E como as lagoas de Santo Amaro são maiores e mais profundas, elas também demoram mais a secar, fazendo do lugar o destino ideal para quem viaja já no final da temporada de lagoas, entre setembro e outubro.
As principais atrações de Santo Amaro são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sendo o mais belo passeio o da Lagoa das Emendadas, que exige um percurso de 4h a pé, contando ida e volta. Nada que vários mergulhos pelo caminho não aplaquem o cansaço da caminhada. As lagoas mais acessíveis de Santo Amaro são a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. As duas podem ser visitadas no mesmo dia e, o que é melhor, com belo pôr do sol. Mais afastadas, estão a Lagoa do Espigão e a Lagoa da Betânia, que são visitadas em passeio de dia inteiro, também com entardecer. Para fechar o circuito de lagoas, invista no passeio de barco até a Lagoa da América. Quem tiver mais tempo na cidade poderá tentar um passeio para a Praia da Travosa, onde há uma pequena comunidade pesqueira. Para descansar na cidade, sem fazer passeios, o ideal é seguir até o rio que corta a região e tomar um delicioso banho de frente para os quiosques que vendem bebida gelada e petiscos fresquinhos.
Santo Amaro é uma cidade bem pequena e a infraestrutura turística ainda está engatinhando. Para fazer os passeios, procure a cooperativa. Assim você terá certeza de estar fazendo passeios dentro das regras permitidas pelo ICMBio. Na cidade, há pequenos restaurantes, mercadinhos e o agito à noite é na pracinha, de frente para a igreja. Tudo como manda o figurino de uma deliciosa cidade de interior.
Texto extraído https://guia.melhoresdestinos.com.br/santo-amaro-do-maranhao-