Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimentar várias culinárias. Quem já teve a oportunidade de conhecer o estado de Rondônia afirma com todas as palavras que o turismo da região tem potencial para ser um dos melhores do país.
RONDÔNIA TEM LAZER AQUÁTICO
Para quem gosta de se refrescar no verão, ou qualquer outra época do ano, nada melhor do que aproveitar o lazer aquático. A servidora Cristiane Magalhães dos Santos já viajou para o município de Cacoal com a família, pelo menos quatro vezes, ela explica que o atrativo foi a beleza natural do parque aquático existente no município.
Um dos destaques de Rondônia é a localização e o meio em que está inserido, a selva amazônica. O verde natural e a riqueza em biodiversidade podem ser vistos em vários locais, o que atrai muitos visitantes.
O que fazer em Porto Velho: principais pontos turísticos
Conhecendo Porto Velho! Apesar de não ser um polo turístico muito explorado, Porto Velho surpreende os visitantes. Além dos cartões postais a cidade tem uma gastronomia diferenciada e um povo muito acolhedor.
Por isso, se você ainda tem dúvidas do que fazer na cidade, nós vamos te mostrar os principais lugares de Porto Velho pra você conhecer.
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré é um dos lugares mais importantes da cidade.
Ela foi a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil e tinha por objetivo facilitar o escoamento de produtos, em especial da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua extensão impressiona: são 300 km de estrada por dentro da mata da Amazônia. Além disso, ela liga Porto Velho a Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia
A estrada é tão famosa que sua construção foi retratada na minissérie Mad Maria, transmitida pela Globo em 2005.
Em 28 de dezembro de 2006, a ferrovia foi tombada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Apesar de ter sido desativada na década de 1960, ainda é possível ver antigos vagões no local.
Museu Ferroviário Madeira Mamoré
O Museu Ferroviário Madeira Mamoré fica em frente a estrada e é um importante acervo que preserva a história da construção da ferrovia.
Lá você vai encontrar itens da antiga estrada, materiais centenários, trilhos e a Locomotiva Coronel Church, a primeira máquina a vapor a chegar na Amazônia.
Ah, e aos finais de semana acontece uma feira de artesanato em um dos galpões do museu. Um passeio incrível assim você vai vai perder, né?
Catedral Sagrado Coração de Jesus
Outro ponto turístico importante de Porto Velho é a Catedral Sagrado Coração de Jesus. Ela começou a ser construída em 1917 mas só foi finalizada dez anos depois devido às dificuldades de conseguir material.
Sua arquitetura é mista: por fora destaca-se o estilo romântico e por dentro o gótico. A parte externa também é coberta por vitrais com tema da Via Sacra que foram doados pela comunidade portovelhense.
Com o passar dos anos a igreja sofreu poucas restaurações mantendo assim a sua arquitetura original.
Mercado Cultural de Porto Velho
O mercado inaugurado em 2010 pela Prefeitura de Porto Velho é o ponto de encontro perfeito pra quem quer gosta de uma boa música, dança e exposições de arte.
O local recebe vários shows e lançamentos de livros durante o ano. Por isso, quando estiver na cidade fique atento à programação para não perder nenhum evento.
Além disso, o mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas. Incrível né? Então não deixe de conhecer.
Mercado Central de Porto Velho
Outro mercado famoso na cidade é o Mercado Central de Porto Velho. Se você busca por comidas típicas, remédios naturais e artesanato, lá é o seu lugar.
São 79 boxes que vendem os mais variados tipos de peixes, folhas e frutos regionais. O destaque é para o jambu, erva típica usada para fazer o tacacá. Algumas pessoas garantem que ele ajuda também no emagrecimento.