Recife Pernambuco

O Recife – tradicionalmente precedido pelo artigo – é uma cidade que se destaca em inúmeros aspectos. Conhecida por sua influência holandesa, a “cidade dos arrecifes”, que hoje é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país, preserva muitos resquícios de seu período colonial, garantindo que uma viagem pela cidade revele não apenas as belezas naturais da costa brasileira, como também sua faceta histórica.

Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar. Ilhas, pontes, canais e casarões antigos incrementam o visual da chamada “Veneza brasileira”, onde o calor forte é parte integrante do ritmo de vida local. No mar, plano de fundo dos recifenses, é Boa Viagem quem faz sucesso. A praia, que fica do bairro homônimo, chama atenção pelas águas esverdeadas e pelas piscinas naturais formadas na maré baixa. Turbarão? Tem sim, mas os nativos garantem que só em alto mar.  Recife e Olinda (a cidade vizinha) formam uma dupla imbatível quando o assunto são os atrativos turísticos. Não deixe de reservar um tempo para conhecer a parte antiga das duas cidades – vá à Igreja da Sé, ao Convento São Francisco, ao Marco Zero, à Torre Malakoff, à Rua do Bom Jesus, à Capela Dourada e aos espaços construídos pelos

PORTO DE GALINHAS

O nome curioso – Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d’angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores. O que os escravos e os contrabandistas não imaginavam era que, um século depois, o paradisíaco cenário de águas verdes, céu turquesa e areias brancas se transformaria em um dos mais badalados balneários do litoral pernambucano, com praias para todos os gostos.

Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa.  Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf – a praia de Maracaípe é um principais points. Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em ponto de encontro dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.

Motivos para conhecer a linda praia de Maria Farinha, em Pernambuco

Pernambuco é um estado encantador, possuindo diversos destinos turísticos desejados pela maioria dos viajantes brasileiros. Seus cenários são paradisíacos, contando com locais como Porto de GalinhasRecifeJaboatão dos Guararapes, Olinda e muito mais. Um desses destinos incríveis é a bela praia de Maria Farinha, localizada na cidade de Paulista, no litoral Pernambuco. 

Você já ouviu falar na Praia de Maria Farinha? Se sim, com certeza deve ter ouvido muito sobre suas belezas, mas se você ainda não conhece, confira o nosso post e veja os principais motivos para você inserir essa bela praia na sua lista de roteiros de viagem!

Onde fica a praia de Maria Farinha

Primeiro vamos falar sobre a localização da praia. Maria Farinha está localizada na cidade de Paulista, no norte do litoral de Pernambuco. A cidade é bem tranquila, pois não está no roteiro dos principais destinos turísticos do estado, ainda assim, durante os períodos de alta temporada costuma atrair muitos turistas, oferecendo excelentes opções de passeios e atividades. 

A cidade de Paulista fica a cerca de 20 km de distância da capital, e por conta dessa proximidade, costuma receber os visitantes que querem conhecer um pouco mais da região. O aeroporto mais próximo é o de Recife

Ilha de Itamaracá Pernambuco

Viagens são experiências que nos permitem praticamente pausar o cotidiano e abrir a mente e o coração para aquele lugar nunca visto antes, para aquela areia na qual você ainda não tinha colocado os pés. Quando a necessidade de descanso aparece, bom mesmo é poder contar com um cenário digno de filme, como é o nosso destino de hoje: a Ilha de Itamaracá.

Localizada no litoral norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá fica pertinho da capital Recife, a 56 km, o que significa que é possível fazer uma viagem rápida, de bate e volta. O ideal, no entanto, é ficar mais do que um dia nesse paraíso de águas azuis e areias brancas – pode ter certeza de que você não vai se arrepender se resolver se aventurar em Itamaracá por alguns dias.

Pontal de Maracaípe

O Pontal de Maracaípe é uma região muito bonita, onde acontece o encontro das águas do rio e do mar. É um local a que atualmente não se pode chegar de carro – apenas caminhando -, e por isso não é tão cheio quanto as demais praias. A “praia” tem  um único bar e é aconselhável para pessoas de todas as idades, principalmente para crianças, que podem brincar com tranquilidade nas águas calminhas do lugar. 

As Melhores Praias de Tamandaré, Pernambuco

Tamandaré abriga algumas das praias mais lindas e conhecidas do litoral pernambucano, como por exemplo a bucólica Praia de Carneiros.

Localizada no sul do estado de Pernambuco, a cidade de Tamandaré é banhada por um mar cristalino e esverdeado que conquista a qualquer um.

Os coqueirais, os recifes de corais e a areia branquinha completam o visual das belas praias de Tamandaré e a cidade com certeza precisa estar no seu roteiro pelo nordeste.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com as melhores praias da cidade para que você possa desfrutar de belos dias em Tamandaré.

Porto de Galinhas 2

Até os anos 90, Porto de Galinhas era apenas uma praia de nome exótico. Os recifenses veraneavam em Gaibu, na costa do Cabo de Santo Agostinho, ou na Praia do Toquinho, em Serrambi. O único resort da região, por sinal, ficava em Serrambi (e se chamava Intermares). Poucos turistas saíam do Recife para ir a Porto: o passeio mais desejado era à ilhota da Coroa do Avião, em Itamaracá.

Os primeiros habituês eram fregueses da comida nouvelle-pernambucana do Beijupirá e se hospedavam na pousada Tabajuba — dois endereços que ajudaram a criar um estilo Porto de Galinhas, colorido e alto astral.

Aos poucos, com a vinda de grandes resorts para a ponta norte da orla — Muro Alto — e a construção de grandes hotéis ao longo da praia do Cupe, Porto de Galinhas foi posto no mapa. Cresceu até desbancar Recife como destino número 1 de Pernambuco. E se tornou a praia mais desejada por quem mora na região metropolitana do Recife.

Praia do Pina

A Praia do Pina é uma praia popular do Recife, com longa faixa de areia, coqueiros na orla e mar verdinho, típico da região. É um lugar bastante frequentado por moradores da cidade, com quiosques e barracas, mas pode deixar a desejar em relação à segurança. 

Apesar de não ser a praia mais famosa do Recife, ela é uma continuação de Boa Viagem e pode ser uma boa opção para curtir o mar num dia de sol. Uma das boas vantagens do Recife é que as águas do mar têm temperatura agradável e não causam aquele choque térmico na hora do mergulho. 

Além da segurança, outro ponto para ter atenção é quanto aos tubarões. No Recife ocorrem ataques de tubarões, por isso é importante tomar alguns cuidados, como evitar o mergulho em horários de maré alta, evitar o mergulho se estiver com sangramentos, não usar objetos brilhantes ao entrar no mar e não se afastar muito da areia, entre outros. 

Fonte    https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-do-pina-

Praia de Piedade

A Praia de Piedade é uma continuação da Praia de Boa Viagem e fica na cidade de Jaboatão dos Guararapes, vizinha da capital pernambucana e parte da região metropolitana. 

A praia mantém a coloração esverdeada típica dessa região, tem piscinas naturais e não é tão movimentada quanto a vizinha Boa Viagem, mas pode deixar a desejar em relação à limpeza. 

Fonte  https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-de-piedade-

Olinda

Há quem só volte os olhos para Olinda na época do Carnaval, quando 2 milhões de foliões lotam suas ladeiras, entre bonecos gigantes e dançarinos de frevo.

Mas a magia da cidade se mantém ao longo do ano: o conjunto de igrejas barrocas é espetacular, e o casario colonial abriga cafés e ateliês de arte.

Ao circular pelo Centro histórico, repare na sonoridade local, que vai dos tambores do maracatu e do coco às melodias dos grupos de seresteiros. No Alto da Sé, além de tirar a clássica foto panorâmica, prove as tapiocas das barraquinhas.

Listada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda possui templos católicos de singular beleza, como a suntuosa e ricamente decorada Basílica de São Bento, o Convento de São Francisco e suas quatro capelas com azulejos portugueses e a Igreja da Sé, de onde se tem a clássica panorâmica da cidade, tendo Recife e o mar como pano de fundo.

Maracaípe

A Praia de Maracaípe é extensa, com areia fofa e fina. Não há muita estrutura nessa praia, mas ela é uma boa opção para quem busca sossego ou gosta de surfar. O “point” da praia é o Bar do Marcão, próximo ao palanque, onde muitos surfistas se reúnem para pegar ondas. 

É uma praia deserta em certos pontos e merece cuidado ao entrar no mar, pois suas ondas são um pouco fortes. 

Fonte     https://guia.melhoresdestinos.com.br/maracaipe