As melhores praias de Conde na Paraíba
Conde, cidade que fica a 30 km de Paraíba é um lugar que abriga algumas das melhores praias da Paraíba.
São praias desertas, banhadas por um mar clarinho e cercada por vegetação nativa. São praias conhecidas como a de Carapibus, Tabatinga e Coqueirinho e também Tambaba, famosa pelo naturismo.
As paisagens são de tirar o fôlego, e se você gosta de lugares mais rústicos e naturais, esse pedaço do litoral paraibano vai te conquistar.
Pensando nisso, fizemos uma seleção com as melhores praias de Conde para que você se encante e conheça o melhor dessa parte do litoral.
Como Chegar em Conde
A Costa do Conde é daqueles lugares versáteis e fica próxima a 3 capitais do nordeste. São apenas 30 km da capital paraibana, João Pessoa, 100 km de Recife (PE) e a 200 km de Natal, no Rio Grande do Norte.
Por isso, independente de onde você estiver, vale a pena separar uns dias para conhecer Conde, na Paraíba.
De carro, saindo de João Pessoa, são apenas 25 minutos, pela BR-230 e BR 101, num trajeto de menos de 30 km.
Já saindo de Recife, o trajeto é feito pela BR-101 e a distância é de cerca de 100 km, feito em cerca de 1 hora e meia.
Saindo de Natal, o trajeto é de pouco menos de 200 km pela BR-101 e é feito em aproximadamente em 2 horas e meia.
E para quem opta por ir de ônibus, a viação Santa Maria faz a linha João Pessoa até Conde/Jacumã.
Melhores Praias de Conde
A Costa de Conde reúne 7 belas praias, em um litoral de cerca de 20 km ao longo de belas paisagens com diversas belezas naturais.
São coqueirais, falésias, dunas, enseadas e um mar espetacular que formam o belo cenário da Costa de Conde.
Praia de Coqueirinho
A Praia de Coqueirinho é uma das mais charmosas da região, repleta de belos coqueiros e falésias coloridas.
O mar é calminho, super tranquilo, ideal para ir também com crianças e curtir sem muita preocupação.
A praia também é ideal para a prática de mergulho, pois as piscinas naturais são ideais para avistar belos peixes e animais marinhos, então quando estiver por lá aproveite a oportunidade para mergulhar.
Nessa praia também há um mirante incrível chamado Mirante Dedo de Deus de onde é possível ter uma visão incrível da região da praia de Coqueirinho.
E se quiser um pouco mais de aventura, não deixe de fazer o passeio de bugue na praia e conhecer as falésias de perto.
Durante a semana, é bem tranquilo, então se você gosta de praias mais vazias, prefira ir nos dias da semana. Mas nos fins de semana, o movimento é intenso nessa praia.
Praia de Carapibus
A praia de Carapibus parece que saiu de um cenário de filme, e é a mais movimentada dessa região.
Se você gosta de praias com aquele visual Caribenho, com areias branquinhas e mar azul, a Praia de Carapibus
As formações de corais formam belíssimas piscinas naturais com o mar clarinho, super. convidativas na maré baixa. Há também falésias, recifes e formações naturais que encantam até os turistas mais exigentes.
Em seus arredores ficam a maioria das pousadas, e há uma ótima infraestrutura para receber os visitantes, por isso é uma ótima escolha se hospedar nos arredores de Carapibus.
Praia de Tabatinga
A Praia de Tabatinga é uma das mais lindas da região, e é uma parada obrigatória antes de chegar a Tambaba.
Essa praia oferece o visual perfeito, com águas mornas e calmas, cercadas por barreiras de recife, e envolvidas por enormes falésias.
Essa é uma praia tranquila, ideal para caminhar calmamente e admirar o cenário paradisíaco. Do lado direito ficam os enormes paredões rochosos que deixarão suas fotos ainda mais lindas.
Nessa praia, há apenas um bar e algumas poucas pousadas, então se for passar o dia, vá preparado e leve um lanche.
Tambaba
Essa é uma praia famosa, pois foi a primeira praia oficialmente naturista do nordeste. A praia é dividida em duas partes.
Na primeira parte, que é um pouco menor, não é permitido ficar nu, e na segunda parte, ficar nu é obrigatório.
Há também uma regra particular na praia de Tambaba, homens desacompanhados não entram.
Na região há também o Castelo da Princesa, um mirante com cerca de 60 metros de altura, de onde é possível ter uma visão privilegiada da praia. Texto extraído https://casalnomade.com/as-melhores-praias-de-conde-na-paraiba/
Pensar no Nordeste brasileiro é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital paraibana, o cenário não é diferente. A cidade ainda é um mistério para muitos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local em processo de crescimento o que a torna interessante.
Considerada a “bola da vez” no Nordeste brasileiro, Jampa – como é carinhosamente chamada por seus moradores – é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos, muitos coqueiros e toda a proximidade com o mar que um visitante merece, é um convite para andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.
Entre as atrações de João Pessoa estão as praias de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa, onde até ninhos de tartaruga se vê, e os passeios. Reservar um tempo para conhecer também as piscinas naturais de Picãozinho, na frente de Tambaú, e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa, é imprescindível! Não deixe conhecê-los! No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a praia fluvial do Jacaré para admirar o Bolero de Ravel tocado no sax de Jurandy – a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.
Aliadas às belezas naturais da costa paraibana estão as obras humanas, onde se destacam o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Vale a pena visitar o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.
Jampa é uma cidade onde o turismo está se desenvolvendo rápido e que possui uma boa estrutura para seus visitantes. Gastronomia de qualidade, bom custo-benefício e oportunidade para comprar artesanato e belezas naturais são os pontos fortes da pequena capital. É lá onde o sol nasce primeiro, onde o forró fala mais alto e onde o turista encontra um pouco de sossego, mesmo estando em uma capital. Texto extraído https://guia.melhoresdestinos.com.br/joao-pessoa-
CAMPINA GRANDE – PB
A cidade de Campina Grande é conhecida por promover a maior festa de São João do Mundo, e também como “A Terra da Carne-de-Sol”
Campina Grande é considerado um dos principais polos industriais e tecnológicos do nordeste. A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho, “O Maior São João do Mundo”, o encontro da Nova Consciência, além do Festival de Inverno e outros muitos eventos. A urbanização do município tem um forte vínculo com suas atividades comerciais desde os primórdios até hoje. O município foi um lugar de repouso para os tropeiros, e em seguida se formou uma feira de gado e uma grande feira geral. Posteriormente, o município deu um grande salto de desenvolvimento devido às atividades tropeiras e ao crescimento da cultura do algodão. Campina Grande chegou a ser a segunda maior produtora de algodão do mundo. Atualmente, o município tem grande destaque no setor de informática e desenvolvimento de softwares. Historicamente, Campina Grande teve, e continua tendo, papel destacado como polo disseminador da arte dos mais destacados artistas arraigados na cultura popular nordestina, a exemplo dos “cantadores de viola”. O Açude de Bodocongó é um açude de água salgada, originalmente criada por conta da escassez de água na região, uma vez que o Açude Novo e o Açude Velho já não estavam suprindo as necessidades da população. O Açude Novo ou Parque Evaldo Cruz é um parque em formato circular que fica no Centro da cidade, próximo ao Parque do Povo.
Texto extraído https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PB/593/campina-grande