Japaratinga é a vizinha menos conhecida e mais tranquila de Maragogi. A praia de Japaratinga guarda as mesmas características de sua vizinha: mar verde esmeralda, muitos coqueiros e piscinas naturais. Tudo isso com a vantagem de ser bem mais tranquila (e barata).
Por isso, se você está afim de curtir o mar de Alagoas sem a muvuca de Maragogi, Japaratinga pode ser a opção para você.
Enquanto Maragogi (apenas 10 km ou 20 minutos de carro separam as duas cidades) recebe grupos de excursão vindos de Maceió, Japaratinga recebe menos pessoas. O público que frequenta Japaratinga não veio através de passeios bate-volta de Maceió. Quem chegou por lá, veio para ficar.
Ficar e voltar. Nós visitamos Japaratinga pela primeira vez em 2011. Em 2017 retornamos para matar as saudades. Confira a seguir um pouco como foi nossa experiência por lá.
O que fazer em Japaratinga – Dicas: Um Paraíso ao lado de Maragogi
Conheça a cidade que oferece mais tranquilidade e algumas das praias mais lindas do litoral de Alagoas
Na nossa primeira vez em Japaratinga, em 2011, viajamos para Japaratinga sem carro e saímos para explorar o litoral de Japaratinga caminhando mesmo.
Mochila nas costas, uma garrafa de água e uma faixa de areia emoldurada de coqueiros a perder de vista. Sem pensar muito na distância que percorreríamos, saímos caminhando.
Na maré baixa, é possível ir caminhando desde o centro de Japaratinga até Porto de Pedras, na foz do rio Manguaba
Caminhada da praia de Bitingui até Porto de Pedras
Iniciamos nossa caminhada na praia de Bitingui e caminhamos cerca de 1h30 passando pelas praias de Barreiras do Boqueirão (com vários restaurantes à beira-mar), Boqueirão (mais deserta) e Pontal, onde a praia encontra o rio Manguaba.
O interessante de caminhar é que os trajetos acabam se tornando os destinos. Ou seja, estávamos caminhando com um destino em vista, que era a cidadezinha de Porto de Pedras e seu Farol, justamente onde terminava Japaratinga.
Mas no decorrer dessa caminhada, conhecemos outras praias, curtimos o caminhar em trechos absolutamente desertos, atravessando riachos e encontramos alguns mirantes para o mar. Foi incrível.
Texto Extraido de https://www.viagenscinematograficas.com.br/2017/11/japaratinga-dicas-praias.html