Imbé
Imbé é um destino de praia do Litoral Norte Gaúcho. Fica praticamente grudada a praia de Tramandaí, separada apenas pelo rio.
É uma praia bem extensa com um calçadão bem grande, perfeito para caminhadas. Sua orla é cheia de quiosques onde as pessoas se reúnem no fim da tarde.
Por ser uma praia com mar mais agitado, é também procurada por surfistas, por conta de suas ondas propicias para o esporte. À beira Rio, próxima a barra do rio Tramandaí é o point da gastronomia.
Saiba o que fazer, onde ficar e onde comer na cidade:
Quando ir a Imbé – RS
As praias do Rio Grande do Sul tem água gelada em boa parte do ano. Para banhos de mar, vá na temporada de verão, que vai da segunda metade de dezembro a meados de março.
Porém, por estar próximo à capital, Porto Alegre, Imbé tem movimento o ano todo, principalmente aos finais de semana. Quanto às chuvas, não existe uma época ideal, já que se distribuem durante o ano.
Como chegar a Imbé – Rio Grande do Sul
Saindo do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, são 116 km até Imbé – RS. Basta pegar a BR-290 e depois entrar na RS-030, passando por Tramandaí. Então é só atravessar a ponte Giuseppe Garibaldi e chegar em Imbé.
Onde ficar em Imbé: Hotéis e pousadas
A maior concentração de pousadas e hotéis fica no centro da cidade, especialmente nas proximidades do rio. Na temporada há também uma grande oferta de casas para lugar por diárias.
Onde comer
Refeições em Imbé, não são um problema, pois a cidade conta com diversos estabelecimentos. Os cardápios são variados, com pizzarias, restaurantes de frutos do mar, e as famosas churrascarias gaúchas. As opções estão espalhadas pela cidade, Porém há um polo gastronômico concentrado na Avenida Beira Mar, às margens do Rio Tramandaí.
Praias de Imbé
Imbé conta com 11 km de praias, cada uma com suas peculiaridades. Porém, são todas a continuação uma da outra, que mudam de nome conforme o bairro em sua frente.
Praias de Imara (Norte)
As praias do norte possuem algumas dunas, com areias brancas e fofas, especialmente na Praia de Imara, na divisa com Osório. As dunas são uma boa opção para a prática de sandboard, ou simplesmente brincar na areia.
É uma praia para quem gosta de sossego, com pouca estrutura turística.
Praias centrais
A Praia de Santa Terezinha, Marisol, Albatroz, Mariluz, Nordeste, Ipiranga, Riviera, Presidente, Morada do Sol e Encademar, são parecidas. São boas para banho de mar e prática de atividades náuticas.
Possuem uma faixa de vegetação preservada e a infraestrutura é bem básica.
Praia de Imbé – RS
A Praia central de Imbé ou da Barra é a que oferece a melhor estrutura turística. Possui calçadão a Beira Mar, ótimo para caminhadas e prática de exercícios. À noite a orla oferece também uma boa vida noturna.
Conta também com vários quiosques para saborear petiscos na praia. Junto à foz do rio Tramandaí se concentram vários restaurantes e opções gastronômicas. Lá os pescadores jogam suas tarrafas e dividem a pesca com os botos.
O que fazer em Imbé: Pontos turísticos
Além da praia de Imbé, há alguns pontos turísticos e também as praias vizinhas que podem ser visitadas com facilidade. Conheça os pontos turísticos de Imbé:
Museu do Ceclimar
O Museu de Ciências Naturais do Ceclimar é uma boa oportunidade para conhecer os biomas locais. O espaço conta com uma exposição de animais marinhos, aves e mamíferos, além de aquário e mini zoológico.
No mesmo complexo, localizado às margens da Lagoa Tramandaí, funcionam também os Museus Paleontológico, de Ciências Naturais e o Oceanográfico.
Horários de Funcionamento
De terça a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Sábado das 14h30 às 17h30.
Em Janeiro e Fevereiro abre também aos domingos das 14h30 às 17h30.
Entrada: R$5
Barra de Imbé
É um ótimo local para curtir no final da tarde. É bonito ver o encontro do rio e o mar e assistir aos botos que ajudam os pescadores na captura das tainhas.
São pelo menos três grandes botos que podem ser vistos de perto. Eles adentram pelo canal do rio para se alimentar, forçando a passagem dos cardumes próximo à margem.
Ponte Giuseppe Garibaldi (Imbé-Tramandaí)
A Ponte Giuseppe Garibaldi é parte da ERS-786, entre os municípios de Imbé e Tramandaí. O local é ponto preferido de pescadores da região. Isso porque o local é ponto de passagem de cardumes de sardinha, sendo possível pescar com uma certa facilidade.
Lago do Braço Morto
O Lago do Braço Morto temeste nome curioso porque antigamente foi uma extensão do Rio Tramandaí, mas teve sua passagem fechada. Mas o lago de 200 m de extensão ainda se mentem vivo e ligado através de tubulações.
Hoje o Lago é um local de lazer, com pedalinhos, canoas-canadenses e caiaques, plataforma de pesca, pista de caminhada, playground infantil e áreas ajardinadas.
Estuário do Rio Tramandaí
O Estuário do Rio Tramandaí compreende a Lagoa Tramandaí, a Lagoa Armazém, áreas arenosas e o rio, com grande diversidade de fauna e flora. Nas lagoas há opções de passeios de barco, pesca, e prática de esportes náuticos.
Fonte https://www.viagensecaminhos.com/2020/02/imbe-rs