Além de muita praia, um roteiro por Ilhéus inclui história, cultura e muitas delícias. A aventura já começa na chegada. Se vai de avião, o pouso no Aeroporto Jorge Amado te dá uma amostra da região, que é cercada por muito verde, rios e, claro, o mar. São quase 100km de praia, o que confere a cidade o mais extenso litoral da Bahia.
E é principalmente a busca pelas praias que confere à cidade o posto de terceiro maior ponto turístico do Estado. Mas obviamente há mais muito mais coisas para fazer em Ilhéus e vamos listar logo abaixo. Veja nesse texto também dicas de onde se hospedar em Ilhéus, onde comer, como chegar, se locomover e o que visitar nas proximidades.
Como chegar em Ilhéus
Ilhéus está a 460km de Salvador, no sul da Bahia. Como fica relativamente próxima da região central do Brasil, é um destino muito procurado por quem quer fazer uma viagem à praia de carro. Por exemplo, de Brasília a Ilhéus são 1312km e, com um pouquinho de disposição e ajuda de um segundo motorista para revezar, você consegue fazer a viagem em um dia.
Muitas pessoas fazem esse trajeto de carro, porque em épocas de alta temporada, como o fim do ano, as passagens de avião para o Aeroporto de Ilhéus, que já são caras, ficam impraticáveis. Os preços das passagens para Ilhéus não costumam ser os melhores, porque o Aeroporto Jorge Amado é pequeno e tem capacidade para receber poucos vôos.
Não é uma viagem tão curta (460Km), mas dependendo da diferença de preço das passagens, vale você comprar para Salvador, pegar um ônibus ou alugar um carro e ir até Ilhéus. Exatamente porque em Ilhéus facilita muito se você tiver de carro, porque há muitas praias e as melhores ficam afastadas do centro.
Como se locomover
Dá para ficar sem carro em Ilhéus? Dá. Principalmente se você for se hospedar em um resort como o Cana Brava ou o Tororomba que tem all inclusive ou em um outro hotel de frente para o mar e em um trecho com muitas barracas. Assim você tem menos necessidade de se locomover.
De qualquer forma, andar de carro pelo centro de Ilhéus também não é tão simples, porque as ruas são estreitas e o trânsito é confuso. Quando for andar por alí, melhor mesmo ir de Uber. Recomendo alugar o carro para você poder explorar as diversas praias e também fazer alguns passeios nos arredores.
Roteiro Ilhéus: o que fazer
Como disse, há mais que praias, mas obviamente elas são a estrela principal desse destino. Em um outro post falei tudo sobre as melhores praias de Ilhéus, mas em resumo, o litoral sul tem praias com melhor estrutura. As do norte são praticamente abandonadas. Mas veja nesse outro post que citei os detalhes sobre cada praia.
O que fazer em Ilhéus: Centro histórico
É certo que você vai passar a maior parte do tempo no mar, mas recomendo que tire um dia do seu roteiro por ilhéus (ou ao menos uma tarde e noite) para explorar o centro histórico de Ilhéus. O seu passeio pode começar pela Catedral de São Sebastião, popularmente conhecida como Catedral de Ilhéus. Fica na Praça Dom Eduardo, é linda e tem quase 50 metros de altura.
Muito dos atrativos dessa região estão ligados ao escritor Jorge Amado e sua obra mais famosa, Gabriela, Cravo e Canela. Um dos mais famosos cenários da história é o Bar Vesúvio, que continua bombando, servindo boa comida e drinks e fica bem de frente à Catedral.
Logo abaixo, tem a Casa da Cultura Jorge Amado, onde o escritor morou com a família e hoje funciona um museu. Muito do que se vê no local foi realmente usado pela família e preservado. Na porta há uma estátua do escritor e no interior você vê roupas, móveis e diversos objetos pessoais dele e da família. Muito da vida e obra de Jorge Amado é contada alí.
O museu fica aberto de segunda a sábado, dias 9h às 18h, mas fecha de 12h às 14h para almoço. Domingo não abre. O ingresso custa R$5.
Outro ponto turístico de Ilhéus que também está ligado a história de Jorge Amado é o Bataclan. O antigo Cabaré funciona hoje como restaurante e bar. Na parte de cima, um mini museu recria o quarto da cafetina Maria Machadão, dona do puteiro na história de Gabriela.
Prédios históricos
Entre os prédios históricos que merecem uma visita em Ilhéus está o Palácio Paranaguá, tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A riqueza da fachada neoclássica reflete ao tempo mais próspero da cidade, o auge da exploração do cacau.
Entre outros prédios históricos estão o Palacete Misael Tavares, a Igreja de São Jorge e o Teatro de Ilhéus, que fica quase de frente à casa de Jorge Amado e que foi inaugurado em 1932. Tudo isso que listei até agora como sugestão para seu roteiro por Ilhéus é pertinho e dá para fazer a pé. Já os mirantes ficam um pouco mais afastados.
Do Mirante do Canhão dá para ver a Baía do pontal e do Mirante da Piedade, uma boa vista da cidade, da ponte e da praia mais central. Outro passeio interessante e que foge do trivial é conhecer uma das fazendas de cacau de Ilhéus.
Confesso que mesmo com as muitas idas à cidade ainda não conheci nenhuma, então vou deixar aqui a indicação do post do Viaje na Viagem sobre algumas das fazendas de cacau em Ilhéus para você entender de onde vem o chocolate delicioso que os baianos tanto se orgulham.
TEXTO EXTRAIDOhttps://acrosstheuniverse.blog.br/roteiro-ilheus/