Guarujá
A cidade, o terceiro destino mais procurado pelos brasileiros para passar o ano novo, possui 27 praias, muitos restaurantes e diferentes atividades para todos os gostos e idades.
Confira:
A praia de Pitangueiras é a mais visitada, e a sua orla é tomada por turistas durante os meses de temporada. Mais perto do centro, as praias de Pernambuco, Astúria e Enseada também valem a visita. Se a sua ideia é fugir da muvuca, não deixe de conhecer as praias do Tombo, Guaiúba, Perequê e São Pedro.
Menos conhecidas, mas não menos importantes, são as praias de Iporanga e das Conchas, do Éden, dos Pinheiros e da Sangava. Praias limpas, bonitas, com a natureza preservada e mais escondidas.
Na Praia da Enseada está localizado o Aquário Acquamundo Guarujá, que possui 49 ambientes, sendo o maior aquário de água salgada da América Latina, com cerca de três mil animais. É ideal para um passeio com a família.
Para aproveitar uma bela vista do mar e da cidade, você pode curtir um fim de tarde no Morro do Maluf e no Mirante da Gávea, onde é possível admirar a vista das praias de Pitangueiras e Enseada.
Outras duas opções de mirante na cidade: o Mirante do Morro da Campina, que está localizado na Alameda Marechal Floriano Peixoto, e o Mirante das Pontas das Galhetas, com vista para a Ilha das Moelas, situado na rua de mesmo nome.
Se está buscando experienciar um belo pôr do sol, se dirija ao Costão das Tartarugas, no final da Praia da Enseada.
Uma atração turística interessante é o Forte da Barra Grande, construída em 1584 pelos espanhóis, que oferece uma bela visão panorâmica do Porto de Santos.
Há também outro Forte tão interessante quanto o da Barra Grande, o Forte dos Andradas, localizado no Morro do Monduba. Foi o último a ser construído no Brasil, em 1942. Mas fique ligado: para visitação, é necessária uma autorização prévia do exército, que organiza as visitas guiadas.
As feiras de artesanato acontecem nas praias de Pitangueiras e Enseada, onde também é possível encontrar bons restaurantes e hotéis.
Você gosta de visitar igrejas? Então não deixe de ir na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, na Praça da Matriz, que foi construída em 1957.
Os passeios de escuna duram de três a quatro horas, com duas opções de trajeto: o que vai até as praias do Sul e passam pelo Saco do Major, Ponta Rosa e Ilhas do Mato, e o que faz o caminho para o norte, indo até a Praia de Ituporanga.
Durante a temporada um shopping sazonal é montado no Casa Grande Hotel & Spa, onde mais de 60 lojas de roupa e também de decoração são abrigadas. Ideal para quem gosta de bater pernas em shoppings.
Com uma dinâmica de interatividade, o Heureka Exploratorium é um parque de ciências e tecnologia onde os visitantes podem vivenciar uma experiência sensorial em ambientes temáticos como no planetário e na sala de mecânica. A visita é monitorada e tem a duração de duas horas.
Para os amantes de trilhas, a cidade não deixa a desejar. Na trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que começa no bairro de Santa Cruz dos Navegantes e termina na Fortaleza, a dificuldade é leve. Já a da Praia do Éden, que começa na Estrada de Pernambuco e acaba na praia, a dificuldade é moderada.
Na cidade também é possível praticar esportes radicais, como tirolesa e rapel, na Serra do Guararu, acessada pela estrada do CEME (Centro de Estudos do Meio Ambiente), no km 14 da estrada Guarujá-Bertioga.
Fonte https://quantocustaviajar.com/brasil/guaruja/