Cidade mais conhecida dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a principal base para quem deseja explorar a região. O lugar oferece boa infraestrutura, vários hotéis e pousadas, restaurantes de qualidade, comércio desenvolvido e muitas agências de turismo que levam os viajantes aos passeios. Por ser a cidade mais completa entre todas as bases, Barreirinhas acaba sendo a escolha de grande parte das pessoas que visitam os Lençóis Maranhenses. Ainda que seja a mais popular, é importante deixar claro que Barreirinhas não é a única opção para hospedagem. Caso esteja com viagem marcada para a região, leia também sobre Santo Amaro e Atins. Pode ser que as duas outras combinem mais com você.

Quem optar por ficar em Barreirinhas encontrará uma cidade bem mais agitada se comparada a Atins e Santo Amaro. E isso também significa que haverá muito mais turistas! Será mais fácil encontrar grupos para fazer os passeios e, ao mesmo tempo, será quase impossível visitar uma lagoa vazia. A verdade é que é praticamente irresistível se hospedar em Barreirinhas, já que lá estão os passeios mais famosos dos Lençóis Maranhenses. Entretanto recomendamos que a experiência inclua hospedagem em pelo menos duas das três bases, mas o ideal é ficar nas três.

Os roteiros de passeio em Barreirinhas são bem estabelecidos e oferecidos por todas as agências a preços bem similares. As principais atrações dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul. Para ver os Lençóis Maranhenses de maneira ainda mais espetacular, o ideal é realizar um sobrevoo. Fora do parque, quem atrai os turistas é o passeio de lancha pelo Rio Preguiças que leva até Vassouras, Mandacaru e a Praia do Caburé, que também pode ser acessível em passeio de quadriciclo. Vale ainda conferir o boia cross pelo Rio Formiga, que oferece aos turistas a experiência de descer o rio flutuando em boias, sendo levados apenas pela correnteza.

Se o tempo não permitir a hospedagem também em Santo Amaro e Atins, o ideal é fazer passeios de um dia para as duas regiões. Será muito cansativo, mas certamente vale o sacrifício e o tempo. Na prática, Barreirinhas não está tão próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses quanto as outras duas bases, por isso o tempo de deslocamento para qualquer atração será maior. É bom estar preparado para o balanço dos 4×4 que levam às lagoas.

Texto extraído  https://guia.melhoresdestinos.com.br/barreirinhas-220-6113-l.html