Nosso país tem vários “caribes” espalhados pelas regiões e um mais lindo que o outro. Temos Arraial do Cabo, Maragogi, Perobas e tantos outros. Hoje vim falar de um deles, o de Maracajaú.
Pertinho de Natal, apenas 51 km ao norte da capital, esse pequeno município é um refúgio de mergulhadores e amantes de águas cristalinas. Com um astral praiano, dunas e lagoas formadas pela água da chuva, é uma cidadezinha que merece sua visita quando for ao Rio Grande do Norte. Sobre o que fazer em Maracajaú, deixa comigo que vou te mostrar!
Minha passada por lá foi em uma roadtrip que fiz sozinha pelo litoral do estado. Saindo de Natal, meu destino foi São Miguel do Gostoso (outro paraíso!) pela BR translitorânea 101. Ao longo do trajeto várias praias lindas para você conhecer. A minha escolhida foi Maracajaú.
Entrar na cidadezinha já é um charme. Saindo à direita da BR 101, você pega uma estradinha em meio à dunas de areia branca, lagoas e jegues.
Em poucos minutos você chega à cidade e encontra aquele ar pacato… Nativos nas portas de casa observando o movimento, algumas agências de mergulho, o vento vindo da praia. Foi assim e por ali que encontrei Rodrigo, dono do Enseada do Mergulho, restaurante e agência que faz passeios de quadriciclo e de barco para os parrachos. Soube mais sobre a cidade e o que ela podia me oferecer, marquei meus passeios e pronto. Foi só aproveitar.
O que fazer em Maracajaú:
Seu roteiro dependerá da hora da maré, pois você precisará se adequar à ela. O passeio de barco depende do intervalo de tempo da maré baixa e cada dia é em um horário diferente.
De qualquer forma, os dois passeios imperdíveis de lá são:
Quadriciclo
O passeio de barco é tão famoso por lá, que muitos nem sabem da existência de falésias na região e da bela vista que as dunas proporcionam. Então é com o maior prazer que apresento a vocês essas paisagens incríveis de Maracajaú que só um passeio de quadriculo te proporciona! Rodrigo me acompanhou nesse trajeto e me mostrou o que tinha de mais bonito por lá, dá uma olhada:
O passeio dura cerca de 1h, 1h30 e você termina conhecendo de fato o munício e as belezas naturais para além das piscinas de corais. E pelas fotos vocês devem ter visto que vale mesmo a pena encaixar esse passeio na sua passada por lá.
Parrachos de Maracajaú
Os parrachos de Maracajú são os mais famosos do estado do Rio Grande do Norte. Perobas também tem sua fama, mas o mergulho de lá geralmente é feito em piscina naturais mais rasas, bom para crianças e para quem não sabe nadar.
Para conhecer os de Maracajaú você tem 2 opções: uma de catamarã, que é a mais comum, outra de lancha. A primeira opção demora cerca de 25 minutos para chegar até os parrachos e a segunda 10 minutos. Há uma diferença de preço entre uma e outra, mas a principal diferença é que quando se vai de lancha, você pode ir até a plataforma fixa do parrachos. Qual o benefício disso? Lá o número de pessoas é bem menor, então há mais vida marinha e mais privacidade para o seu mergulho.
Os catamarãs ficam perto um do outro e em alta temporada o movimento é bem grande.
Chegando novamente à Enseada do Mergulho, podemos almoçar um peixe fresco delicioso na beira da praia e ainda curtir uma piscina! A equipe é muito cuidadosa e conhece bastante a região, com dicas e informações que nos deixam seguros e mais bem informados.
Quanto tempo em Maracajaú
Não há uma gama de coisas para fazer em Maracajaú, por isso, para todos esses passeios 1 dia é suficiente. Como fui em baixa temporada, a cidade estava vazia e não me pareceu tão atraente ao ponto de passar uma noite por lá. Minha base foi São Miguel do Gostoso e tudo o que vi sobre o que fazer em Maracajaú foi feito em uma manhã e início de tarde. Minha sugestão é que entre em contato com Rodrigo da Enseada do Mergulho pelo menos 2 dias antes da sua ida até lá. Veja o horário da maré para saber que horas será o passeio dos parrachos e reserve seu quadriciclo.
Fonte https://levenaviagem.com.br/o-que-fazer-em-maracajau/